ptenes

Access the Magazine Online

VISITE NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Contact: 770.256.4524
magazine@ciabrasilatlanta.com

Editorias
Links Úteis

A menopausa geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Isso significa que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade, mês a mês. Com isso, sabemos que pode haver vários sintomas durante esse período, inclusive mudanças na pele.

Mas o que a menopausa tem a ver com a pele?

As mudanças hormonais que ocorrem durante e após a menopausa tendem a alterar a fisiologia da pele. Há redução da produção de estrogênio e progesterona, o que, por sua vez, leva a alterações na pele.

Conforme a mulher se aproxima da menopausa, as seguintes mudanças começam a ocorrer na pele:

• Pele flácida e rugas – Conforme que os níveis de estrogênio caem durante a menopausa, os depósitos de gordura tendem a se redistribuir e geralmente se concentram no abdômen e/ou nas coxas e nádegas. O resultado é uma perda de gordura de suporte abaixo da pele do rosto, pescoço, mãos e braços. Isso permite o aparecimento de rugas flácidas, e a pele sobre essas áreas é facilmente comprimida, pois perde sua mobilidade.

• Elastose – A síntese de proteínas, particularmente a de colágeno e elastina, é parcialmente controlada por estrogênios. Assim, durante a menopausa, os níveis reduzidos de estrogênio resultam em menos produção e reparo de colágeno e elastina na derme da pele. Essa falta de reparo é particularmente pronunciada se a pele for exposta aos raios ultravioleta (UV). Estes são muito destrutivos para o colágeno e, se perdermos nosso mecanismo de reparo, perderemos a resiliência de nossa pele. Isso resulta em elastose.

• Pele seca – O crescimento e a manutenção dos capilares sanguíneos na derme estão parcialmente sob o controle dos estrogênios. Assim, o fluxo sanguíneo através dos capilares dérmicos é reduzido durante a menopausa, e menos nutrientes e oxigênio ficam disponíveis para o estrato germinativo ou camadas basocelulares da epiderme. Isso contribui para o adelgaçamento da epiderme e uma taxa de renovação celular mais lenta, que é acompanhada por uma redução na função de barreira da epiderme, levando ao aumento da perda de água transepidérmica e pele seca.

• Pele oleosa – Algumas mulheres podem ter acne adulta. Durante a menopausa a testosterona se revela ao estimular as glândulas sebáceas a secretar sebo mais espesso, dando a aparência de pele oleosa.

• Pelos faciais – Algumas mulheres podem desenvolver pelos faciais, principalmente na região do queixo.

• Hiperpigmentação / manchas de idade – Os estrogênios também reduzem a produção de melanina. É o estrogênio que exerce um efeito regulador sobre a produção de melanina, mantendo-a sob controle. Em áreas da pele que foram expostas aos raios ultravioletas ao longo dos anos, com a chegada da menopausa, a síntese de melanina aumenta (devido à falta de regulação pelo estrogênio). Isso pode resultar em “manchas senis” marrons que aparecem no rosto, mãos, pescoço, braços e tórax de muitas mulheres.

Cerca de 85% das mulheres apresentam sintomas da menopausa antes e depois de atingi-la; a ocorrência e intensidade dos sintomas variam de mulher para mulher.

 

4 DICAS BÁSICAS DE CUIDADOS COM A PELE

 

Lavar o rosto – Usar um cleanser adequado para peles mais secas. Mas opte por uma fórmula cremosa que hidrata em vez de limpadores em espuma ou gel, que podem remover a umidade.

Hidratar – Após menopausa a pele pode ficar mais seca porque as glândulas sebáceas não são tão ativas. Tente dar mais umidade à pele com um creme mais “pesado”. Evite banhos longos e quentes e aplique hidratante enquanto sua pele ainda está úmida. Isso ajuda a aumentar a hidratação.

Proteger a pele – A pele pode ter menos proteção natural do que quando você era mais jovem. Portanto, procure um FPS de amplo espectro de 30 ou superior e use-o todos os dias.

Limpeza de pele – Faça o compromisso mensal de ter um tratamento facial profissional. Às vezes apenas uma limpeza de pele mensal para acelerar a renovação celular combinado com modalidades elétricas para estimular colágeno pode ajudar bastante a devolver o vigor da pele. Contate-me para agendar uma análise de pele e planejamento de uma rotina de cuidados com a pele em casa. Isso poderá fazer uma grande diferença.



Beatriz Kelly
Skincare Specialist

 

 

 

Copyright © 2014 CIA Brasil. Todos os direitos reservados.
É permitida a compartilhação de matéria e fotos desde que citada a fonte: www.ciabrasilatlanta.com.
Produzido e gerenciado por: Editora Kiron