ptenes

Access the Magazine Online

VISITE NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Contact: 770.256.4524
magazine@ciabrasilatlanta.com

Editorias
Links Úteis

Os produtos químicos têm a reputação de alcançar resultados rápidos para redução de linhas finas e rugas, aumentando a elasticidade, e redução da descoloração e manchas na pele. Mas o uso frequente pode causar efeitos colaterais. Os ativos químicos como retinol, hidroquinona e hidroxiácidos continuam populares na indústria de cuidados com a pele. No entanto, vermelhidão, descamação e aumento da sensibilidade aos raios UV são frequentemente experimentados com seu uso, o que com o passar dos anos podem até prejudicar a pele.

Então, como especialista em cuidados com a pele, no tratamento que ofereço aos meus clientes procuro dar preferência a ingredientes botânicos. A natureza oferece uma variedade de superalimentos que fornece benefícios para a pele, com pouco ou nenhum tempo de inatividade ou efeitos colaterais.

A seguir, estão cinco superalimentos/ingredientes milagrosos que salvam a pele e seus benefícios.

Mirtilos

Os mirtilos são um dos ingredientes que mais uso durante meus tratamentos faciais por causa de sua alta concentração de potentes antioxidantes. Os extratos de sua cor azul escura, um pigmento chamado antocianinas, também funcionam como antioxidantes powerful, trabalhando para retardar os sinais de envelhecimento, moderar a inflamação e proteger contra os danos causados pelo sol. As antocianinas também ajudam na proteção contra o estresse e a poluição, além de apoiar a produção de colágeno. Os mirtilos têm uma alta capacidade de absorção de radicais de oxigênio, seu nível de antioxidantes tem a capacidade de neutralizar níveis substanciais de radicais livres. Assim como a ferrugem degrada e oxida o metal, os radicais livres danificam as células saudáveis da pele e reduzem o brilho radiante da pele. Através da neutralização dos radicais livres, os antioxidantes também contribuem para manter a hidratação e reduzir a inflamação.

Internamente, uma dieta rica em mirtilos também pode melhorar a saúde e a circulação do coração, o que é um passo fundamental para alcançar uma pele saudável. Um coração e um sistema circulatório saudáveis bombeiam sangue por todo o corpo para fornecer oxigênio e nutrientes-chave às células e removem o desperdício ao longo do caminho. Nossa pele precisa desses nutrientes e oxigênio para curar e reparar os danos causados por estressores ambientais. Mirtilos incorporados à sua dieta podem ajudar na regeneração do corpo e reparo de danos. Os nutrientes encontrados nos mirtilos também ajudam na inflamação da pele relacionada ao eczema e à psoríase.

Pepinos

Os pepinos são um ingrediente mágico que faz maravilhas, tanto internamente quanto topicamente. São 96% de água, o que significa que eles não são apenas incrivelmente hidratantes, mas também são adequados para todos os tipos de pele, especialmente pele sensível e propensa a manchas.

Quando ingerida, a alta concentração de vitamina C, fibra e ácido fólico no pepino apoia a saúde intestinal, reduzindo a inflamação. Os pepinos também são um diurético natural, o que ajuda o corpo a se livrar do excesso de líquido. Eles também são uma boa fonte de sílica, que ajuda no crescimento e manutenção do tecido conjuntivo no corpo.

Esses benefícios também se estendem topicamente. Todos nós conhecemos o truque antigo de aplicar algumas fatias de pepinos em olhos cansados. Bem, há uma razão pela qual esse truque é confiável há gerações. As propriedades refrescantes e calmantes do pepino acalmam a pele e reduzem o inchaço ao redor dos olhos, além de acalmar o inchaço e a irritação relacionados a manchas e pele sensibilizada. O suco de pepino também é incrivelmente nutritivo e pode ser usado como toner para equilibrar a oleosidade e apertar e reduzir o tamanho dos poros devido às suas propriedades levemente adstringentes. O suco de pepino também pode ser usado para acalmar queimaduras solares ou irritação, e suas propriedades refrescantes e anti-inflamatórias podem aliviar vermelhidão.

Brotos de bambu

Você pode ter começado a notar bambu em tendências novas e emergentes de cuidados com a pele, e por uma boa razão. Como o pepino, a planta de bambu contém uma alta quantidade de sílica natural, particularmente nas folhas, e é repleta de ingredientes curativos e regenerativos, como fibras, minerais e proteínas que fazem maravilhas para a pele.

Conforme envelhecemos, nossos corpos começam a produzir menos sílica naturalmente, o que pode fazer com que a pele caia e as linhas finas apareçam. A incorporação de ingredientes ricos em sílica, como o bambu, pode ajudar a alcançar uma pele jovem e brilhante para qualquer pessoa preocupada com perda de colágeno e envelhecimento prematuro, pois a potente mistura de fibras, minerais e proteínas pode atender a essa necessidade. Além disso, o bambu contém naturalmente aminoácidos, flavonoides e antioxidantes que podem proteger a pele de danos causado por raios UV prejudiciais, lutando contra os radicais livres e inflamação desencadeada pelos raios UV que aceleram o envelhecimento da pele.

Esses nutrientes inerentes ao bambu também fortalecem a barreira da pele, o que significa que o bambu não é apenas ótimo para a pele envelhecida, mas também para a pele sensível, seca e desidratada. Os clientes que lidam com sensibilidade, secura e desidratação geralmente sofrem de uma barreira de umidade danificada, e o extrato de bambu pode ajudar a restaurar essa barreira e, como resultado, produzir uma pele mais hidratada e protegida.

O extrato de bambu oferece hidratação avançada e propriedades de plumping da pele. Ele pode ajudar nossa pele a criar glicosaminoglicanos, que são grandes moléculas que existem naturalmente na derme da pele e, quando em seus níveis ideais, evitam a perda de umidade. As vitaminas e minerais que ocorrem naturalmente no bambu também fornecem benefícios calmantes para a pele e podem ser usados para tratar condições de pele como eczema e psoríase.

Algas

Muitas espécies de algas são comestíveis e consumidas por várias culturas ao redor do mundo. Conhecida como o superalimento do mar, as algas também são um superalimento para a sua pele, pois possuem desde alto teor nutricional à ultra hidratação e entrega de antioxidantes. Algumas das algas mais faladas e populares incluem variedades de algas azul-esverdeadas, marrons e vermelhas.

O extrato de algas vermelhas, que é flor marinha vermelha escura, é rico em pigmentos antioxidantes que ajudam a proteger a pele de estressores ambientais prejudiciais. Também contém vitaminas e minerais que melhoram os sinais visíveis do envelhecimento.

Já o extrato de algas marrons possui uma alta capacidade de retenção de água e ajuda a reidratar a pele seca para revelar uma pele mais firme e flexível é uma alternativa natural de retinoides e rica em aminoácidos é o extrato de algas verde azuladas, que reduz os sinais visíveis do envelhecimento e fornece altos níveis de antioxidantes para proteger a pele.

As algas azul-verde e vermelhas são de cores vibrantes e contêm pigmentos antioxidantes que protegem naturalmente a pele. Esses compostos aumentam as defesas da pele contra uma variedade de estressores ambientais, como danos aos raios UV, ressecamento e irritação.

Além de atuar como potências antioxidantes, as algas também contêm altas concentrações de nutrientes e aminoácidos. A dose intensa de nutrição e blocos de construção de proteínas reabastecem a pele e oferecem benefícios hidratantes superiores.

Plantas suculentas

Plantas suculentas como aloe vera, cultura de pedra e pera espinhosa têm sido usadas há séculos para tratar várias preocupações com a pele e os benefícios dessas plantas podem ser vistos quando aplicado topicamente ou apreciado em smoothies, saladas ou em sua forma crua. Essas plantas oferecem uma série de benefícios de resgate da pele e são amplamente populares porque são seguras de usar em todos os tipos de pele.

As suculentas são ótimas para tratar a pele seca, pois essas plantas retêm grandes quantidades de água nos ambientes secos onde crescem. Elas oferecem hidratação profundamente eficaz, bom também para pele oleosa e propensa a acne.

As suculentas não apenas hidratam, mas também melhoram os sinais de envelhecimento, visando a hiperpigmentação e as rugas. São uma maneira natural de iluminar a hiperpigmentação na pele, inibindo a atividade da tirosinase, a enzima responsável pela produção de melanina. Quando a tirosinase é produzida em excesso, o que pode ser desencadeado pela exposição aos raios UV, lesões e flutuações hormonais, ocorre hiperpigmentação. O uso desse botânico ao longo do tempo reduz o excesso de produção de tirosinase e minimiza a aparência de qualquer descoloração, contribuindo para uma pele mais uniforme.

As suculentas também são ricas em alfa-hidroxiácidos e antioxidantes como antocianinas e quercetina, que neutralizam os radicais livres que causam danos oxidativos à pele. Com o tempo, o dano oxidativo contribui para o envelhecimento prematuro da pele e, minimizando esse dano potencial através de antioxidantes, surge a aparência jovem da pele.

 

Na minha prática de estética, ao invés de utilizar apenas produtos de cuidados com a pele quimicamente ricos, dou preferência também a abundância e eficácia dos ingredientes naturalmente encontrados em superalimentos, todos sem efeitos colaterais e que não causam sensibilidade na pele.

 

Beatriz Kelly
Skincare Specialist

 

 

 

Copyright © 2014 CIA Brasil. Todos os direitos reservados.
É permitida a compartilhação de matéria e fotos desde que citada a fonte: www.ciabrasilatlanta.com.
Produzido e gerenciado por: Editora Kiron