ptenes

Access the Magazine Online

VISITE NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Contact: 770.256.4524
magazine@ciabrasilatlanta.com

Editorias
Links Úteis

Já diz um ditado que filho criado, trabalho dobrado. Conforme nossos filhos vão crescendo, eles vão se tornando mais independentes, passando mais tempo longe de nós, seja na escola ou com amigos, e com isso a nossa preocupação cresce.

Sabemos que existem muitos perigos que rondam a vida dos nossos filhos, como drogas e más influências. Vemos o número de adolescentes e jovens deprimidos, viciados em drogas ou telas, com pensamentos suicidas, crescendo a cada dia. E nós perguntamos: como livrar meus filhos destas coisas? Infelizmente não existe uma solução mágica. Mas a maioria dos especialistas concorda que uma estrutura familiar sólida é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento emocional, físico e intelectual saudável da criança e do adolescente. E para construirmos uma família saudável, precisamos ter diálogo e conversar sobre tudo com nossos filhos.

Muitos pais e mãe sentem-se intimidados em conversar com os filhos sobre sexualidade, drogas, escolhas de amigos e outros assuntos delicados. Mas a verdade é que, se não conversamos com nossos filhos sobre esses assuntos, eles aprenderão lá fora com colegas ou com a mídia. Por isso é importante deixar a vergonha de fora e ter um diálogo aberto e contínuo com eles.

Uma atividade que você, como pai ou mãe, pode fazer para iniciar esse diálogo com seu préadolescente é a seguinte dinâmica que leva você e seus filhos a refletirem sobre as consequências das escolhas que ele faz. Em um papel, imprima o seguinte:
Antes de fazer algo, pare e pense:

- Isto é certo ou errado?
- O que a Palavra de Deus diz a respeito?
- Como esta atitude afetará meu futuro?
- Como meus pais se sentirão diante desta minha atitude?
- Como está minha escolha representa a mim mesmo, minha família e minha igreja?
- Quais serão as consequências da minha escolha?

Dê uma cópia da folha impressa para você e outra para seu filho. Antes de começar, diga a ele(a) que você gostaria de conversar com sobre escolhas e consequências. Leiam juntos Provérbios 9:12: “Se você se tornar sábio, o benefício será seu mesmo; se desprezar a sabedoria, você mesmo sofrerá as consequências.”

Agora conversem sobre algumas escolhas que os adolescentes precisam fazer e o(a) ajude a refletir sobre as perguntas acima. Por exemplo: “Filho, se algum amigo da escola lhe oferecer drogas, vamos parar e pensar qual seria a melhor escolha a fazer:”

Pense sobre as seguintes perguntas:

Usar drogas...

- Isto é certo ou errado?
- O que a Palavra de Deus diz a respeito?
- Como esta atitude afetará meu futuro?
- Como meus pais se sentirão diante desta minha atitude?
- Como está minha escolha representa a mim mesmo, minha família e minha igreja?
- Quais serão as consequências da minha escolha?

Outros cenários que vocês podem trabalhar são: passar o dia todo no vídeo game; ou parar de estudar antes de terminar a high school por preguiça; ou ainda andar com amigos que mentem para os pais, desrespeitam as leis e autoridades.

Essa dinâmica tem por intuito levar nossos filhos a pararem e refletirem sobre determinadas situações que encontrarão em suas vidas. Quando pensamos sobre as consequências de determinadas escolhas com antecedência, temos mais probabilidade de agir de uma forma coerente em vez de apenas reagir impulsivamente.

E lembre-se, o diálogo deve ser algo contínuo dentro da família.

 

Por Tathiana Schulze
Jornalista e Escritora

 

 

 

Copyright © 2014 CIA Brasil. Todos os direitos reservados.
É permitida a compartilhação de matéria e fotos desde que citada a fonte: www.ciabrasilatlanta.com.
Produzido e gerenciado por: Editora Kiron