Novas pesquisas sugerem que pode haver uma ligação entre os níveis de vitamina D do corpo e a saúde da coluna. A maioria dos pacientes que estavam prestes a receber a cirurgia de fusão espinhal tinham níveis alarmantemente baixos de vitamina D, segundo um estudo apresentado na conferência da North American Spinal Society.
O estudo foi realizado na Universidade de Washington de St. Louis. Os pesquisadores testaram 313 pacientes programados para receber cirurgia de fusão espinhal. 57% dos pacientes apresentavam níveis inadequados de vitamina D, o suficiente para ser considerado uma deficiência. Isso foi especialmente preocupante, uma vez que a cirurgia de fusão espinhal exige que o corpo crie um osso, algo que requer grandes quantidades de vitamina D.
Embora os pacientes prontos para a cirurgia possam apresentar um caso especial, os pesquisadores recomendaram que em qualquer paciente elegível para cirurgia nas costas deve ser verificado os níveis de vitamina D deficitários, especialmente se tiver mais de 55 anos ou histórico de tabagismo, obesidade e diabetes. O estudo também levantou questões importantes sobre o papel da vitamina D na prevenção da degeneração da coluna vertebral.
Antes de recorrer ao risco da cirurgia, um médico quiroprático pode fornecer cuidados eficazes e conservadores com resultados comprovados na cura de muitos pacientes com dores nas costas. Muitos quiropráticos também receberam treinamento nutricional e podem ajudá-lo a fazer as escolhas certas de vitaminas para suas necessidades específicas de saúde.
Referências
- Fauber, John. “Vitamin D Often Depleted in Spine Surgery Patients.” Medpage Today. November 4, 2011. Accessed November 10, 2011. http://www.medpagetoday.com/Orthopedics/Orthopedics/29446.

Conheça o Dr. Jeffrey D Berklich DC MPH DABCO Board Certified Chiropractic Orthopedist
Dr. Berklich é um ortopedista quiroprata certificado pelo Conselho de Medicina Americano, com mestrado em Saúde Pública pela Tulane University, Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical em Ciências Ambientais, Saúde Ocupacional e Gestão de Segurança. É um especialista em tratamento da coluna vertebral com credenciamento em Engenharia Biomecânica da Coluna, Patologia do Trauma da Coluna e MRI Spine, Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, Escola de Medicina e Ciências Biomédicas Jacobs.
Praticando medicina há mais de 30 anos como quiropraxista ortopédico, Dr. Berklich vem tratando dores nas costas e pescoço, hérnias de disco e se especializando no diagnóstico e tratamento de lesões relacionadas a acidentes de automóveis.