ptenes

Access the Magazine Online

VISITE NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Contact: 770.256.4524
magazine@ciabrasilatlanta.com

Editorias
Links Úteis

Com sessenta mulheres, o grupo Black Brazilian Beauties iniciou suas reuniões presenciais de networking com os seus membros em Atlanta. O grupo foi idealizado pela brasileira Terezinha Ribeiro (@terezinhablack), rainha da escola de samba @unidosatlanta e criadora do projeto 3b Network.

O grupo tem como missão escutar e ajudar mulheres negras em todas as suas necessidades. É também o objetivo do grupo dar apoio à empreendedoras, com palestras, treinamentos e networking. “Foi um sonho eu poder me dedicar a um grupo como esse. Lutar pelos direitos e apoiar a comunidade negra, seja ela aqui ou no Brasil, sempre esteve em meu coração”, diz Terezinha.

O grupo Black Brazilian Beauties (@blackbrazilianbeauties) é aberto para todas as mulheres com descendência ou apoiadoras da causa negra. Hoje há membros da área da comunicação, house cleaning, missão diplomática brasileira em Atlanta, universidades, estética, gastronomia, e muitas outras.

O primeiro encontro aconteceu no Enjoy Brazilian Cuisine, no dia 20 de novembro, data em que é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Na ocasião estiveram presentes vinte e seis dos sessenta membros e contou com o apoio e sponsorship de empresas locais, gifts e serviços. O evento serviu uma deliciosa feijoada e os presentes puderam participar cada um com sua presença e testemunhos.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, como uma efeméride no calendário escolar, até ser instituído como data comemorativa em 2011. Embora não seja feriado nacional, foi oficializado como tal em mais de mil cidades em cinco estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro).

A ocasião é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Em contraposição ao 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, o dia 20 de novembro foi proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares, em referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares (um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista), com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras. A data, dentre outros temas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

O dia simboliza a resistência e a reflexão sobre a importância da ancestralidade dos povos africanos no Brasil por meio da homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, morto em uma emboscada pelas tropas coloniais brasileiras em 1695, após sucessivos ataques. Zumbi, que teve sua cabeça exibida em praça pública, faz parte do Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade, desde 1997. A representação dessa data ganhou força a partir de 1978, quando o Movimento Negro Unificado defendeu a data como celebração nacional.

Segundo a historiadora da Fundação Cultural Palmares, Martha Rosa Queiroz, a data é uma forma encontrada pela população negra para celebrar o líder Zumbi de Palmares e fortalecer mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil, também reforçando as lideranças atuais. “É o dia de lembrar o triste assassinato de Zumbi, que é considerado herói nacional por lei, e de combate ao racismo", afirma. Diversas atividades são realizadas na semana da data como cursos, seminários, oficinas, audiências públicas e as tradicionais passeatas.

Todos os anos a Coordenação Nacional de Entidades Negras organiza no dia a tradicional Marcha Zumbi dos Palmares, que a cada edição enfoca temas diferentes relacionados às lutas e interesses da comunidade negra. Além do líder do Quilombo de Palmares, são lembrados os nomes de Dandara, Maria Quitéria, Carlos Marighella, Luiz Gama e de tantas outras pessoas negras que lutaram por respeito, dignidade e igualdade, promovendo-se um momento político e histórico de debate amplo sobre qual sociedade se quer no Brasil, e quais os caminhos para sua construção.

 

Fotos por Anne Fatia
(@negra_anne)

Copyright © 2014 CIA Brasil. Todos os direitos reservados.
É permitida a compartilhação de matéria e fotos desde que citada a fonte: www.ciabrasilatlanta.com.
Produzido e gerenciado por: Editora Kiron