ptenes

Access the Magazine Online

VISITE NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Contact: 770.256.4524
magazine@ciabrasilatlanta.com

Editorias
Links Úteis

O que é a terapia de reposição hormonal (TRH)? É um procedimento que consiste no uso de medicamentos para substituir os hormônios perdidos durante a menopausa. Durante essa fase, o corpo para de produzir estrogênio. A falta de estrogênio pode causar sintomas como ondas de calor, ressecamento e desconforto vaginal, alterações de humor e insônia. A TRH é geralmente utilizada para tratar esses sintomas.

Existem várias formas de realizar a terapia de reposição hormonal. Especificamente, os hormônios podem ser administrados em diversas formulações, incluindo pílulas, adesivos, cremes ou géis, sprays e terapias vaginais.

Quando deve ser iniciada? Não há uma idade específica para iniciar a TRH. Você pode se beneficiar dela se tiver sintomas moderados a graves, necessitar prevenir a perda óssea ou fraturas, ou passar pela menopausa antes dos 45 anos. Isso pode ocorrer se você tiver os ovários removidos, parar de menstruar antes dos 45 anos ou se seus ovários pararem de funcionar antes dos 40. Pacientes com risco de osteoporose (uma doença que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas) também podem ser candidatas à TRH.

É seguro? Para muitas mulheres, os benefícios da terapia de reposição hormonal podem superar os riscos potenciais. No entanto, estudos mostram que a TRH pode aumentar o risco de condições como doenças cardíacas, derrame, coágulos sanguíneos e câncer de mama. O risco depende de vários fatores, como:

• A idade em que você começa a TRH – Mulheres que iniciam antes dos 60 anos ou dentro de 10 anos do início da menopausa têm menor risco.

• Tipo e quantidade de hormônios utilizados – Os riscos da TRH dependem do uso isolado do estrogênio ou em combinação com a progesterona. Se você ainda tem útero, a progesterona é necessária para proteger contra o câncer endometrial.

• Histórico pessoal e familiar – Pacientes com histórico de certas doenças ou fatores de risco para doenças cardíacas, derrame, coágulos sanguíneos e osteoporose devem discutir com seu médico se os benefícios da TRH superam os riscos potenciais.

Outra maneira de reduzir o risco associado à TRH é realizar exames regulares com seus médicos. Você deve fazer um exame físico e exames de sangue anualmente, além de papanicolau, exames de mama e mamografias regulares. Além disso, a prática de atividade física regular, uma dieta equilibrada e escolhas saudáveis, incluindo limitar o álcool, gerenciar o estresse e monitorar condições crônicas de saúde, podem ajudar a reduzir o risco.

A TRH é contraindicada em mulheres com histórico de câncer sensível a hormônios, coágulos sanguíneos, derrame, ataque cardíaco, sangramento vaginal inexplicado, gravidez conhecida ou suspeita. Para essas mulheres – ou outras que preferem evitar a TRH – existem terapias alternativas não hormonais para algumas condições relacionadas à menopausa. Há medicamentos não hormonais para ondas de calor e alterações de humor, além de lubrificantes vaginais para irritação ou ressecamento vaginal. Também existem suplementos herbais que podem ajudar com os sintomas da enopausa.

Na Women's Integrative OBGYN realizamos uma avaliação completa dos seus sintomas, exames de sangue conforme necessário e criamos um plano de tratamento para a menopausa adequado para você. Agende sua consulta de terapia de reposição hormonal para obter uma avaliação personalizada e recomendações baseadas na sua situação única.

 

Texto por Deborah Pereira, PA - Board-certified Physician Assistant, specialist in Women’s health, gynecology, and obstetrics.
WOMEN’S INTEGRATIVE OBGYN & WELLNESS - Dr. Stacey Pereira.

 

 

 

Copyright © 2014 CIA Brasil. Todos os direitos reservados.
É permitida a compartilhação de matéria e fotos desde que citada a fonte: www.ciabrasilatlanta.com.
Produzido e gerenciado por: Editora Kiron