A mudança de ano traz bastante expectativas para todos: um ano novinho, novas esperanças, novas chances, novo recomeço, bastante sonhos de que coisas boas acontecerão. Mas para que o ano seja verdadeiramente novo, não basta a mudança no calendário; é necessário que atitudes sejam ajustadas para que se atinja o resultado desejado.
Uma palavrinha que pode fazer toda diferença no ano novo é a palavra “intencional”. Você já parou pra meditar sobre ela?
Ser intencional significa fazer com determinada intenção, fazer algo de propósito. É o oposto do famoso “deixa a vida me levar, vida leva eu.” Se queremos chegar no final de 2023 e ver que vivemos uma vida significativa, precisamos ser intencionais no nosso dia a dia. Precisamos ser intencionais na forma que administramos nosso tempo. Quer um casamento melhor? Seja intencional na forma como se relaciona com seu(ua) esposo(a), nas palavras que usa quando fala com ele(a) ou a respeito dele(a), na forma que o(a) trata. Quer sair das dívidas? Seja intencional na forma como gasta seu dinheiro.
Muitos de nós começamos o ano com uma lista de metas, de coisas que queríamos alcançar no ano que acabou. Para alguns, o fim de ano chegou, os dias passaram rapidamente e não sabem onde o tempo foi parar. A verdade é que, com tantas demandas, se não trabalharmos intencionalmente para que essas coisas aconteçam, será que elas vão acontecer só porque os dígitos do ano mudaram?
Os dias são corridos, as horas passam voando, as distrações são muitas e se não formos intencionais na forma como usamos nosso tempo e recursos, quando vemos mais um dia, mais um mês, mais um ano se passou e não atingimos nenhuma de nossas metas.
Se quero ser uma boa mãe para meus filhos, tenho que ser intencional. Tenho que saber onde quero chegar, o que é prioridade e como vou usar meu tempo e recursos pra atingir este objetivo.
Uma dica é reavaliar o ano que passou, ver o que funcionou e que deve ser mantido. Depois ver as áreas que precisam de mudança. Escrever essas áreas em um papel e ao lado escrever o que fará em curto prazo, que seja realístico, para alcançar essas metas. Alguns exemplos:
- Finanças
Objetivo: economizar US$6000 para arrumar o telhado da casa. Preciso: economizar US$500 por mês pra alcançar o objetivo. Como vou fazer: cancelar tv a cabo, diminuir as compras no supermercado cortando as guloseimas, comer fora uma só vez por mês.
- Relacionamentos
Objetivo: investir mais tempo na vida dos meus filhos adolescentes que estão muito distantes.
Como vou fazer:
1) Vou preparar uma janta que eles gostam nas segundas, quartas e domingos, e vamos sentar juntos pra comer pelo menos estes três dias. Durante esse tempo vou vigiar para não criticar ou reclamar, e ter conversas agradáveis e achar coisas positivas neles para elogiar.
2) Todo sábado pela manhã vai ser o dia da família: vamos sair para fazermos algo divertido todos juntos. Ideias para janeiro: boliche, tomar café da manhã numa padaria favorita, fazer cooper no parque, ir ao cinema.
Assim você pode escrever sua lista e como você pode ser intencional em atingir os objetivos em cada área da sua vida. Seja realista com o tempo e recursos que tem. Escolha de acordo com as suas prioridades para este ano. A vida moderna, com tantas distrações e opções na nossa frente, parece como um mar agitado no qual as ondas nos levam de um lado pro outro. Um dia queremos uma coisa, no outro o objetivo já é outro.
Mas tirar um tempo de meditação, de oração e determinar quais são as nossas prioridades e foco na estação em que estamos vivendo nos ajuda a ser intencional nas coisas que planejamos e nas escolhas diárias que fazemos.
Muitas vezes os planos serão mudados. O dinheiro que seria usado pra arrumar o telhado pode ser necessário pra um tratamento dentário de emergência. Mas como diz um pastor amigo: “Planeje, se organize, sonhe! Faça planos, nem que seja para Deus mudá-los! Mas os faça!”
Escolha intencionalmente! Viva intencionalmente!
Por Tathiana Schulze
Jornalista e Escritora