Dores lombares podem ser um problema sério durante a gravidez: um estudo recente mostra que 61% das mulheres relatam dor nas costas em algum momento da gravidez. “Apesar do impacto aparente que tem sobre as mulheres, muitos casos de dor lombar na gravidez não são relatados aos prestadores de cuidados pré-natais e/ou não tratados”, escreveram pesquisadores na revista Journal of Midwifery & Women’s Health.
Infelizmente, muitos tratamentos convencionais para dor nas costas (como medicamentos, cirurgia ou injeções de esteroides) não são uma opção durante a gravidez. Então, o que as mulheres em desconforto debilitante devem fazer?
Pesquisadores decidiram estudar os efeitos do tratamento quiroprático em 17 mulheres com dores lombares com uma duração média de 21,7 dias. A intensidade da dor nas costas foi de 5,9 em uma escala de 1-10, e o início da dor ocorreu a 20,6 semanas de gestação. Para 28% das mulheres, a gravidez foi a primeira vez em que elas experimentaram problemas intensos de costas, e 75% disseram que não sofreram de dor lombar antes da gravidez.
Cada participante do estudo foi tratado com cuidado quiroprático de acordo com os sintomas particulares que a paciente estava experimentando.
Os autores relataram o seguinte:
• Cerca de metade das mulheres foram autorreferidas, e a outra metade foi encaminhada por seu obstetra.
• O tempo médio para alcançar alívio significativo da dor foi de 4,5 dias, enquanto a variação foi de 0 a 13 dias após o tratamento inicial.
• O número médio de tratamentos quiropráticos necessários para alcançar alívio significativo da dor foi de 1,8.
• Os níveis de dor diminuíram de 5,9 no início do estudo para 1,5 no final.
• As pacientes receberam entre 3 a 15 tratamentos, com a média sendo 5,6.
• Uma paciente não experimentou redução significativa da dor.
• Não foram relatadas reações adversas por nenhuma das pacientes.
Isso corrobora outros estudos mostrando que a quiropraxia oferece uma solução segura para a dor durante a gravidez. Por exemplo, um estudo publicado na revista Chiropractic and Manual Therapies descobriu que 85% das pacientes grávidas tiveram melhorias significativas na dor dentro de três meses após receberem tratamentos quiropráticos para problemas nas costas e pélvicos. Outro estudo mostrou que a quiropraxia foi mais eficaz do que o atendimento médico padrão para aliviar dores nas costas relacionadas à gravidez. Em ambos os estudos, não houve efeitos adversos graves do tratamento.
Quiropráticos usam um estilo de ajustes de baixa força, mais suave, ao cuidar de futuras mães. Além disso, as mulheres não precisam se preocupar com o impacto potencial que os analgésicos podem ter em um feto em crescimento. Em vez disso, a quiropraxia oferece alívio natural sem medicamentos para garantir que sua gravidez seja o mais confortável possível.
Referências
• Lisi AJ. Manipulação espinhal quiroprática para dor lombar na gravidez: uma série de casos retrospectiva. 2006;51:e7-e10.
• Peterson CK, et al. Resultados de pacientes grávidas com dor lombar submetidas a tratamento quiroprático: um estudo de coorte prospectivo com acompanhamento de curto prazo, médio prazo e 1 ano. Chiropractic and Manual Therapies 2014;22(1):15.
• George JW, et al. Um ensaio controlado aleatório comparando uma intervenção multimodal e cuidados obstétricos padrão para dor lombar e pélvica na gravidez. American Journal of Obstetrics Gynecology 2013;208(4):295.e1-7. doi: 10.1016/j.ajog.201
Texto por Dr. Jeffrey D Berklich
CEO do Berklich Chiropractic Center
Conheça o Dr. Jeffrey D Berklich
DC MPH DABCO Board Certified Chiropractic Orthopedist
Dr. Berklich é um ortopedista quiroprata certificado pelo Conselho de Medicina Americano, com mestrado em Saúde Pública pela Tulane University, Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical em Ciências Ambientais, Saúde Ocupacional e Gestão de Segurança. É um especialista em tratamento da coluna vertebral com credenciamento em Engenharia Biomecânica da Coluna, Patologia do Trauma da Coluna e MRI Spine, Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, Escola de Medicina e Ciências Biomédicas Jacobs.
Praticando medicina há mais de 30 anos como quiropraxista ortopédico, Dr. Berklich vem tratando dores nas costas e pescoço, hérnias de disco e se especializando no diagnóstico e tratamento de lesões relacionadas a acidentes de automóveis.