Em Atlanta, as comunidades imigrantes enfrentam desafios significativos no acesso a cuidados médicos de qualidade, especialmente para aqueles que não possuem seguro médico. Muitos imigrantes enfrentam barreiras linguísticas, culturais e financeiras que dificultam a busca por tratamento médico adequado. Diante dessa realidade, torna-se essencial o surgimento de clínicas e profissionais de saúde dispostos a prestar serviços médicos acessíveis e culturalmente sensíveis a essas comunidades. Estabelecimentos como o Garcia Medical Group, liderado pelo Dr. Bernard Garcia, são cruciais para melhorar o acesso à saúde e promover a inclusão e o bem-estar de imigrantes em Atlanta, oferecendo atendimento médico em diversos idiomas e com uma abordagem mais humanizada e integrada, independentemente da situação do seguro médico dos pacientes.
Em entrevista à revista Cia Brasil, Dr. Bernard Garcia compartilha a sua inspiradora jornada desde a fascinação pela medicina na infância até se tornar médico e abrir o Garcia Medical Group em Atlanta. A sua paixão em oferecer atendimento médico de qualidade às comunidades brasileira e hispânica de Atlanta é evidente ao falar sobre a importância do acesso aos cuidados de saúde, os serviços exclusivos oferecidos em sua nova clínica e seus pensamentos sobre o futuro da medicina.
CIA BRASIL: Você poderia nos falar um pouco sobre a sua formação e como decidiu se tornar médico?
Dr. Garcia: Conforme fui crescendo, minhas experiências foram moldando a visão que eu tinha na infância sobre a profissão médica, tornando-a mais realista. Conforme eu aprendia mais sobre pesquisa e prática clínica, minha confiança na escolha de ser médico aumentava. No ensino médio, percebi que me destacava nas disciplinas de ciências. Meu interesse e habilidade cresceram juntos, alimentando-se mutuamente num ciclo contínuo. Foi empolgante descobrir que as aulas de biologia, química e física, que eu tanto gostava, estavam intimamente relacionadas à medicina. Eu poderia, assim, conciliar minha paixão pelas ciências básicas com o atendimento aos pacientes, exercendo a medicina de maneira diferenciada. Então decidi que queria ser um médico que também realizasse pesquisas em ciências básicas.
CIA BRASIL: O que o inspirou a abrir sua nova clínica em Atlanta e quais são as diferenças em relação às outras instituições médicas da região?
Dr. Garcia: As desigualdades raciais e étnicas no acesso à saúde são importantes por diversas razões, uma vez que representam dilemas morais e éticos significativos para o sistema de saúde dos EUA. Enquanto nação, possuímos inúmeras instalações de saúde, tecnologias avançadas, medicamentos e recursos invejáveis, mas nem todos os segmentos da população conseguem acessá-los devido a uma série de barreiras. A criação de clínicas como a nossa em Atlanta visa justamente diminuir essa lacuna, oferecendo atendimento médico de qualidade e acessível a todos, independentemente de sua origem racial ou étnica. Dessa forma, contribuímos para a promoção da justiça social, oportunidade e qualidade de vida dos pacientes, de suas comunidades e do país como um todo.
CIA BRASIL: Por que você escolheu a Geórgia para estabelecer sua clínica?
Dr. Garcia: Nos últimos oito anos venho visitando Marietta com frequência. Fui casado com uma brasileira e, nesse período, tive a oportunidade de conhecer melhor o povo e a cultura do Brasil.
CIA BRASIL: Quais serviços sua clínica oferece e o que os diferencia das opções tradicionais de saúde disponíveis na região?
Dr. Garcia: Nossa clínica oferece atenção primária à saúde, abrangendo promoção da saúde, prevenção de doenças, manutenção da saúde, aconselhamento, educação do paciente, diagnóstico e tratamento de doenças agudas e crônicas. Dispomos de portais para pacientes, aplicativos móveis, monitoramento remoto e telemedicina, facilitando o acesso e o acompanhamento do tratamento. Além disso, oferecemos atendimento em português, espanhol e inglês, buscando acolher de forma mais efetiva as comunidades que falam esses idiomas.
CIA BRASIL: O que é telemedicina e como ela funciona?
Dr. Garcia: A telemedicina utiliza tecnologia para conectar profissionais de saúde e pacientes que buscam serviços médicos de forma virtual. Isso permite que os pacientes recebam tratamento sem precisar ir a um consultório médico. Já a telessaúde funciona como uma ferramenta de apoio. Com a telemedicina, é possível conversar em tempo real com profissionais de saúde sobre sintomas, problemas médicos e outras questões, utilizando vídeo, portais on-line e e-mail para obter um diagnóstico e conhecer opções de tratamento. Também é possível receber prescrições médicas eletronicamente. Quando necessário, os profissionais podem monitorar remotamente informações de dispositivos médicos para acompanhar a condição do paciente.
Há três tipos comuns de telemedicina:
• Medicina interativa (também conhecida como “telemedicina ao vivo”) – Ocorre quando a comunicação com os profissionais é feita em tempo real.
• Monitoramento remoto do paciente – Permite que os profissionais monitorem o paciente à distância. Com o uso de equipamentos médicos móveis, é possível coletar dados, como pressão arterial e níveis de açúcar no sangue, e compartilhá-los com o profissional.
• Armazenamento e encaminhamento – As informações de saúde inseridas pelo paciente são compartilhadas com um profissional e analisadas posteriormente, não em tempo real.
CIA BRASIL: Qual é a sua abordagem em relação aos cuidados com o paciente e qual é a sua filosofia sobre a medicina?
Dr. Garcia: A medicina ocidental está passando por uma mudança de paradigma, conforme médicos e pacientes começam a adotar uma abordagem mais holística para os cuidados de saúde.
CIA BRASIL: Qual você acredita ser o aspecto mais importante para manter uma boa saúde e como você trabalha com os pacientes para alcançá-lo?
Dr. Garcia: Acredito que o trabalho em equipe eficaz na prestação de cuidados de saúde tem um impacto imediato e positivo na segurança e nos resultados dos pacientes.
CIA BRASIL: O que os pacientes podem esperar ao visitar o Garcia Medical Group em Atlanta?
Dr. Garcia: Os pacientes podem esperar transparência, profissionais atenciosos, confiança, cuidado, conexão, respeito, comunicação eficaz, dedicação, empatia, acesso aos profissionais de saúde, instruções claras e colaboração. Este é o nosso lema: servir a comunidade, com excelência!
Temos o compromisso em melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade brasileira em Atlanta e torná-la mais acessível. O Garcia Medical Group visa preencher a lacuna no acesso a cuidados de saúde de qualidade para aqueles que mais precisam. Com a grande inauguração prevista para junho, convidamos os leitores a visitar a clínica e experimentar em primeira mão a diferença que um atendimento compassivo e centrado no paciente pode fazer. Nosso endereço é 611 Campbell Hill Street Suite 103, Marietta, GA 30060.
Se você precisa de cuidados médicos hoje, ou passou muito tempo de seu checkup, precisa preencher a sua receita de medicamentos, entre outros serviços, você já pode solicitar uma consulta de “telemedicina” e receber os cuidados médicos que precisar. Estamos prontos para atender você e sua família. Ligue para (678) 881-9837.
Da redação