No último dia 18 de maio, o Departamento de Polícia do Condado de Cobb na Geórgia realizou o 1º Encontro para Líderes Religiosos da Comunidade Latina da Polícia de Cobb. O evento foi exclusivo para a comunidade latina do Condado de Cobb e teve como objetivo a aproximação do departamento de polícia do Condado com a comunidade imigrante local, discutindo tópicos de interesse de toda a comunidade brasileira e hispana.
O evento foi realizado no auditório da Nova Academia de Polícia do Condado de Cobb e a participação de todos os líderes do Departamento de Polícia, instituições de apoio à comunidade e organizações sem fins lucrativos que oferecem serviços como apoio a vítimas de violência doméstica. Carlos Garcia, porta-voz junto à comunidade hispana do gabinete do Xerife de Cobb, Craig Owens, a imprensa local e outros líderes comunitários e religiosos da comunidade Latina também estiveram presentes. A Cia Brasil Magazine convidou os pastores da comunidade brasileira para participarem do evento e registrou todo o encontro.
O Officer Raymond Granell, da Unidade de Assuntos Comunitários do Departamento de Polícia do Condado de Cobb, é o idealizador do projeto que visa aproximar o Departamento de Polícia com a comunidade imigrante latina, dando-lhe apoio e treinamento, e quebrando o estereotipo de desinformação e falta de comunicação entre a Departamento de Polícia e a comunidade imigrante. O evento se espelhou na nova cultura de administração implementado pelo novo Xerife, Sheriff Craig Owens, de reatar laços com a comunidade latina após o cancelamento da participação da polícia de Cobb do programa 287(g) que prejudicava imigrantes, dando poderes de agentes imigratórios a policiais do Condado. O programa foi abolido em janeiro deste ano.
“Este foi um encontro muito especial, pois tivemos a presença em peso da comunidade latina, em especial de líderes religiosos da comunidade brasileira”, falou o Officer Granell. “Nós sabemos que em meio à população do condado havia casos de discriminação a imigrantes latinos que não estavam sendo denunciados e queremos mudar isso. Queremos resgatar a confiança da comunidade e reafirmar que estamos aqui para protegê-los e servir a todos, independente de religião, raça, nacionalidade ou status imigratório”, completou Granell.
Durante o evento foram discutidos tópicos como:
- Oportunidades e desafios da comunidade latina em 2021;
- Apresentações de serviços disponíveis para membros das igrejas latinas, independente da denominação ou status imigratório;
- Desafios por setores da comunidade latina, como segurança, infraestrutura, criminalidade;
- Relatório sobre novas tendências de crime na área de Cobb County, como fraude, extorsão, crimes contra imigrantes, violência doméstica, scams etc.;
- Recursos gratuitos do Departamento de Polícia disponíveis para pastores e líderes religiosos da comunidade latina;
- CERT (Grupo de Resposta da Comunidade para Emergências);
- Capelania e cidadãos latinos – Recursos e treinamentos para líderes religiosos se registarem como Capelães do Departamento de Polícia.
Alguns dos convidados especiais do evento foram: Chief Tim Cox, Chefe de Polícia de Cobb County; Capitão Hurst, Diretor da Nova Academia de Polícia; Freddy Hernandez, da Hispatlanta; Major Barry Little, Coordenador de Capelanias do Departamento de Polícia; Tenent Michael Rosine, Tenente das Relações Comunitárias; Migdalia Rivera, da “S.E.R.” FAMÍLIA; Karelis Ferrer, da Live Safe Resources, para casos de violência doméstica, abuso sexual, abuso infantil e de idosos (inclusive, para denúncias ou buscar ajuda, entre em contato pelo telefone (770) 423-3569); Bernard King, da GEMA (Georgia Emergency Management Agency).
Participou também do evento como convidado especial o brasileiro Adriano Ghisi, que além de ser pastor, também faz parte do Departamento de Polícia do Condado de Cobb. Officer Ghisi foi apresentado à nossa comunidade em matéria feita pela Cia Brasil Magazine na edição de capa de maio de 2019 como o primeiro policial brasileiro no Departamento de Polícia de Cobb. Recentemente ele foi promovido a detetive, e trabalha na delegacia da zona Nº 04 da jurisdição de Cobb (Precint 4).
Adriano alertou sobre recentes atividades de crime na região de seu Precint, que é a área com o maior número de business brasileiros. O policial brasileiro se colocou à disposição dos pastores e líderes religiosos de nossa comunidade para ajudar em situações em que é necessário a presença da polícia e comprometeu em trabalhar como porta-voz junto ao Departamento de Polícia em prol da nossa comunidade.
No final do evento, os organizadores abriram o programa para perguntas dos convidados e todos os participantes fizeram um tour nas instalações da nova Academia de Polícia do Condado de Cobb. Para mais informações, visite o site do Departamento de Polícia de Cobb ou converse com o seu pastor ou líder religioso da comunidade brasileira.
Em nome da comunidade brasileira, gostaríamos de agradecer aos pastores que comparecem ao evento: Pastor Marcos Muniz; Pastor Roberto Souza; Bispos Ricardo e Marcia Agostino; Pastores Elizeu e Nilda Carneiro; Pastor Paulo Mendes e Presbítero Will Couto; Pastor Lindolfo dos Santos; Pastores Reinaldo e Fernanda Garcia; Pastor Marco Krebs; representantes da Igreja MSBN de Atlanta; Pastor Moisés da IPDA; Pastor Fernando Tobis; Pastores Fabio cano e Camila; Pastor Júlio Patrício; e outros representantes de igrejas brasileiras de Atlanta.
Para aqueles que não puderam comparecer, encorajamos a participarem do programa.
Visite as mídias sociais do programa da Community Affairs Unit do Cobb County Police Department:
FB: @CobbCountyPoliceDepartment • Ig: @ cobbpolicedept
ww.cobbcounty.org/public-safety/police
Ig: @cobbsheriff