ptenes

Access the Magazine Online

VISITE NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Contact: 770.256.4524
magazine@ciabrasilatlanta.com

Editorias
Links Úteis

As quedas do mercado podem ser estressantes, mas também apresentam momentos de oportunidade. Compreender os fatos sobre as recuperações do mercado pode ajudar os investidores a tomarem melhores decisões.

3 fatos sobre as recuperações do mercado

Fato nº 1 – As recuperações foram mais longas e mais fortes do que as recessões. Embora os mercados em baixa possam parecer prolongados, eles têm sido relativamente curtos em comparação com a recuperação de longo prazo, dos mercados em alta. Em média, os mercados em baixa desde 1950 duraram 12 meses, enquanto os mercados em alta duraram mais de cinco vezes este período. Apesar da volatilidade e das manchetes assustadoras, os investidores que mantêm seus planos durante as recuperações estão mais bem posicionados para ganhos de longo prazo.

Fato nº 2 – Os mercados financeiros se recuperaram com relativa rapidez após grandes quedas. Os dados históricos mostram que as ações muitas vezes se recuperaram acentuadamente após quedas acentuadas. Após as 18 maiores quedas do mercado financeiro desde a Grande Depressão, o índice S&P 500 subiu por cinco anos, com retornos anuais com médias superiores a 18%. O primeiro ano após as cinco maiores quedas dos mercados desde 1929 teve um retorno médio de 70,9%, enfatizando a importância de permanecer investido durante a volatilidade do mercado.

Fato nº 3 – Algumas das empresas líderes mundiais nasceram durante a recuperação do mercado. McDonald's, Walmart, Microsoft e Apple são exemplos de empresas que começaram em meio a períodos econômicos difíceis e se tornaram nomes conhecidos. Negócios fortes encontram uma maneira de prosperar em tempos difíceis, tornando-os investimentos de longo prazo atraentes.

3 erros que os investidores devem evitar

Erro nº 1: tentar acertar a “hora certa de investir” – O “timing” do mercado pode ser prejudicial para os retornos de longo prazo. Permanecer investindo em épocas de queda, mesmo em tempos difíceis, pode beneficiar significativamente os investidores. A média do custo do dólar durante as quedas permite que os investidores comprem mais ações a um custo médio menor.

Erro nº 2: assumir que manchetes negativas significam que é um mau momento para investir – Apesar dos desafios econômicos e geopolíticos, a história mostra que grandes oportunidades de investimento geralmente surgem quando os investidores estão pessimistas.

Erro nº 3: focar demais no curto prazo – A volatilidade do mercado pode ser desconfortável, mas o foco no crescimento de longo prazo e no progresso em direção às metas financeiras pode fornecer uma perspectiva mais clara.

Para se beneficiar, não importa o que aconteça com a economia, considere conversar com um profissional de finanças que possa fornecer orientação personalizada.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato comigo para que eu possa ajudá-lo gratuitamente. E, como sempre, seja diligente e não espere que os problemas aconteçam para pedir ajuda, pois pode ser tarde demais.

Este conteúdo é apenas para fins informativos e não deve ser interpretado como conselhos legais, impostos, de investimentos, financeiros ou outros. Nada contido neste artigo é uma solicitação, recomendação, endosso ou oferta de Jairo Barreto para comprar ou vender quaisquer valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros.

 

Por Jairo Barreto
Consultor financeiro

 

 

 

Copyright © 2014 CIA Brasil. Todos os direitos reservados.
É permitida a compartilhação de matéria e fotos desde que citada a fonte: www.ciabrasilatlanta.com.
Produzido e gerenciado por: Editora Kiron