Middah Borges, cantora e compositora brasileira, é conhecida por sua irreverência, ecletismo e habilidade multifacetada.
Ela desafia rótulos em sua busca pela liberdade criativa e pela vivência de novas experiências musicais Seu canto é a essência que guia seus passos. Natural da Bahia, Middah vive na Alemanha e acumula passagens por países como Portugal, Itália, Inglaterra e França.
No repertório de Middah, cabem MPB, Soul, Jazz, Blues, e, claro, a Bossa Nova, uma referência constante em sua vida, inspirada pelos mestres João Gilberto e Tom Jobim. Com seu talento único, ela incorpora o suingue e a brasilidade, elementos destacados no cenário musical tanto nacional quanto internacional.
Middah descreve sua atual fase artística como a "fase do astronauta", referindo-se à sua conexão com novas influências sonoras e à experimentação de ritmos e idiomas. Em seu trabalho, ela apresenta versões únicas de clássicos como "Eleanor Rigby" dos Beatles e "Groupie Diana" do Guns N’ Roses. Tanto na América do Sul quanto na Europa, Middah carrega consigo um vasto repertório de composições autorais, sempre focadas na inovação e modernidade. Entre suas músicas, destacam-se "Nota Alegre", "Manchete de Amor", "Arrina Ajo" e "Menino Bagunçaço", sendo que está última, pançada em 2014, rapidamente ganhou popularidade, alcançando um número significante de visualizações no YouTube e muitos plays no Spotify.
Em sua carreira Middah registra também sua participação do I Festival Latino-americano (2001) em Milão, Itália, no qual se apresentou na Arena, em Assago, acompanhada pelo seu irmão, o violonista José Borges. A partir daí, foram abertas várias portas para a expansão de sua arte na Europa, resultando em turnês internacionais entre 2012 e 2014, em Paris e na Suíça Francesa.
Atualmente, Middah celebra novas parcerias e e acaba de lançar o videoclipe de "Manchete de Amor", uma colaboração com o diretor musical baiano Gerson Silva. Com uma vasta experiência de palco, Middah iniciou sua carreira cantando em grupos de amigos, bares e festas, até alcançar destaque nos trios elétricos do Carnaval da Bahia.
(NOTA: Algumas informações e trechos desta matéria têm como base ou foram retirados da matéria sobre a artista no Redação Guarulhos Hoje, apresentado por Humberto Miranda. A Foto é do acervo de divulgação da artista.)
Fernanda Noronha
Cantora, Compositora e Produtora Cultural
Foto: divulgação