ptenes

Access the Magazine Online

VISITE NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Contact: 770.256.4524
magazine@ciabrasilatlanta.com

Editorias
Links Úteis

Você sabia que a educação sexual bíblica para crianças e adolescentes feita pelos pais dentro do lar é a melhor precaução contra abuso sexual, pornografia, gravidez precoce e comportamentos de riscos para pré-adolescentes e adolescentes? No entanto, pesquisas feitas com adolescentes apontam que a educação sexual feita pelos pais é praticamente inexistente. Os que receberam algum tipo de orientação sobre esse tema disseram que foi tarde demais e muito superficial.

Muitos pais se sentem constrangidos ou não entendem a importância de conversar com seus filhos sobre o assunto. E por que isso acontece? Porque muitos pais e mães não receberam educação sexual e, portanto, não sabem como passar para os filhos, sentem vergonha porque têm uma visão distorcida ou não entendem a importância de o fazer. A maioria de nós, pais, trazemos para a educação dos nossos filhos influências de como fomos criados. Durante gerações, a vergonha e o constrangimento silenciaram conversas sobre assuntos importantes, como a sexualidade, as drogas, a puberdade e o poder das escolhas.

O problema é que vivemos numa sociedade que bombardeia nossos filhos com todo tipo de informação, algumas boas, mas a maioria ruins. As crianças são expostas, cada vez mais cedo, a celulares com internet, YouTube, Instagram, séries de Netflix... E mesmo quando tomamos um cuidado extremo de não os expor a essas coisas, seus amigos da escola ou da vizinhança têm acesso. Dessa forma, muitas crianças acabam navegando e aprendendo sobre sexualidade por meio da mídia, da autodescoberta e, infelizmente, do abuso sexual, e não pelas lentes bíblicas, com ensino vindo dos pais.

Mas pergunto: “O que é mais importante: a nossa vergonha ou a saúde espiritual, emocional e física dos nossos filhos?”

Se sua resposta é a saúde espiritual, emocional e física dos seus filhos, você terá a coragem de colocar a vergonha e a intimidação de lado e encarará o desafio e a honra de ser a pessoa que ensina seus filhos sobre o corpo humano, as mudanças durante a adolescência e puberdade, namoro, casamento e o ato sexual.

Educar nossos filhos em todas as áreas da vida é um mandamento bíblico que traz uma promessa. O famoso versículo de Provérbios 22:6 diz: “Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.” A promessa de que nossos filhos andarão no caminho certo vem com uma condição: se os ensinarmos.

Mas também ensinar sobre sexualidade? Claro que sim! A sexualidade é algo fundamental na vida de uma pessoa. Uma sexualidade saudável e bíblica é fonte de alegria. Uma sexualidade distorcida é fonte de vergonha e dor. E se não ensinarmos os nossos filhos, de quem eles irão aprender? Dos amigos? Do youtuber de sucesso?

Um pai e uma mãe responsáveis nunca permitiriam que os seus filhos pulassem na piscina sem saber nadar; nem dariam a chave do carro para um filho que nunca aprendeu a dirigir. A piscina é algo excelente, da mesma forma que saber dirigir é algo bom, mas ambos oferecem perigos caso decisões impensadas sejam tomadas.

Da mesma forma, Deus criou a sexualidade como algo bom para um marido e sua mulher. Mas a falta de informação pode causar muitas dores.

Quando nos posicionamos como pais e conversamos com nossos filhos sobre assuntos tão importantes, estamos preparando-os para tomarem decisões conscientes e informadas. É como se estivéssemos revestindo nossos filhos de uma armadura invisível que protege suas mentes e seus corações. Por isso, converse com seus filhos!

E se você não sabe por onde começar, podemos lhe ajudar. Elaboramos um estudo bíblico para pais e filhos fazerem juntos. A apostila “Educação Sexual Bíblica para Crianças e Adolescentes” trata de forma amorosa, leve e simples de assuntos como abuso sexual, puberdade, mudanças no corpo, casamentos, gravidez e tantos outros. São 25 lições para pais e filhos estudarem juntos. Esse material foi elaborado em conjunto a pastores, psicólogos e médicos para que vocês, pai e mãe, tenham um recurso de qualidade para conversar com seus filhos. Você pode conhecer mais sobre esse projeto em nosso site www.ensinandofamilias.com, ou seguindo-nos no nosso perfil @ensinando.familias no Instagram.

 

Por Tathiana Schulze
Jornalista e Escritora

 

 

 

Copyright © 2014 CIA Brasil. Todos os direitos reservados.
É permitida a compartilhação de matéria e fotos desde que citada a fonte: www.ciabrasilatlanta.com.
Produzido e gerenciado por: Editora Kiron