ptenes

Access the Magazine Online

VISITE NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Contact: 770.256.4524
magazine@ciabrasilatlanta.com

Editorias
Links Úteis

Em um grupo no Facebook de mães, uma perguntou: “Meu filho só quer ficar no quarto com seus eletrônicos o dia inteiro; isso é normal?”.

Não preciso dizer que o post gerou uma enorme discussão. Entre as centenas de mensagens, havia aquelas que diziam que é normal crianças e adolescente mais introvertidos passarem o dia inteiro no quarto, enquanto outras diziam que não.

Não há como negar que as telas influenciam a infância e a adolescência, mas creio que é possível encontrar um equilíbrio. O tempo dos nossos filhos é muito precioso para ser desperdiçado no mundo virtual. Além dos riscos emocionais que o exagero das telas traz: isolamento, depressão, dificuldade de se relacionar no mundo real etc.

Refletindo sobre o assunto, fiquei pensando em algumas coisas que a Palavra de Deus nos mostra, que são parte da vida, e como inseri-las na rotina diária dos nossos filhos. Assim eles usarão o tempo sabiamente, criando hábitos saudáveis que os acompanharão pela adolescência e vida adulta.

1. Relacionamentos – A Bíblia nos mostra que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Deus é um Deus de relacionamentos. Claro que certas crianças são mais introvertidas, mas creio que todos nós temos a necessidade e a condição de nos relacionar. Conversas, brincadeiras, repartir uma refeição, amizades e comunhão devem fazer parte do dia da criança ou adolescente.

2. Trabalho – O outro ponto que vejo é que Deus deu a ordem do trabalho, do servir. Uma criança deve criar o hábito e desenvolver a habilidade de servir desde cedo. Então, dentro do dia da criança e do adolescente, deve haver vários momentos nos quais ela participa do trabalho no lar. Assinale responsabilidades dentro da capacidade da criança. Explique o que deve ser feito e que o trabalho, o servir, vire parte da rotina diária dela.

3. Intelectual – Todos nós também devemos ter, durante algum período do dia, um momento de aprendizado, de desenvolver nossos dons, seja lendo um bom livro, aprendendo a tocar um instrumento ou aperfeiçoando algum talento.

4. Exercício físico – O dia da criança e do adolescente também deve ter um espaço para o cuidado do corpo, que é o templo do Espírito Santo. A atividade física, seja brincando ao ar livre, praticando um esporte ou andando de bicicleta, faz bem para a saúde e para o emocional da criança.

5. Alimentar o espírito – Deve-se criar o hábito de buscar a Deus, por meio de um momento devocional, com momento de oração, de leitura da Palavra, de cantar ou ouvir músicas que edificam.

Se inserirmos esses cinco tipos de atividade na rotina dos nossos filhos, dificilmente eles estarão o dia todo trancado em seus quartos com eletrônicos. É importantíssimo engajar a criança na vida familiar, no trabalho e no servir. Desenvolver uma rotina na qual haja responsabilidades e tarefas a se cumprir ajuda a criança a criar o senso de identidade e de pertencer. O tempo da infância e adolescência é muito precioso para ser jogado fora com coisas que não edificam. Todos nós temos algo para contribuir dentro da família e da sociedade. Ajude seu filho, seja ele criança ou adolescente, a encontrar alegria no servir, a descobrir os seus dons e talentos, e a aprender a alegria que há na comunhão!

 

Por Tathiana Schulze
Jornalista e Escritora

 

 

 

Copyright © 2014 CIA Brasil. Todos os direitos reservados.
É permitida a compartilhação de matéria e fotos desde que citada a fonte: www.ciabrasilatlanta.com.
Produzido e gerenciado por: Editora Kiron