ptenes

Access the Magazine Online

VISITE NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Contact: 770.256.4524
magazine@ciabrasilatlanta.com

Editorias
Links Úteis

A dieta sem glúten é apenas a última moda ou existe um fundamento médico por trás dessa escolha? Essa é a questão levantada por críticos que observam a crescente popularidade da dieta sem glúten, apesar de apenas 2% dos americanos terem sido diagnosticados com doença celíaca, conforme pesquisa de 2012.

Pessoas com doença celíaca podem ter reações alérgicas perigosas quando expostos ao glúten, uma proteína encontrada no trigo. Alguns médicos afirmam que não há necessidade de pacientes evitarem o glúten se não tiverem doença celíaca, pois fazer isso sem uma dieta equilibrada pode privá-los de nutrientes essenciais encontrados nos produtos de trigo. No entanto, muitas pessoas argumentam que adotar uma dieta sem glúten as ajuda a ganhar mais energia, perder peso e aliviar sintomas gastrointestinais.

Pesquisas recentes sugerem que a intolerância ao glúten não se limita àqueles com doença celíaca. Um estudo de 2011 incluiu 34 pacientes com síndrome do intestino irritável que não tinham doença celíaca, mas afirmaram que uma dieta sem glúten controlava seus sintomas.

Para testar se a melhoria nos sintomas era simplesmente o resultado do efeito placebo, os participantes receberam duas fatias de pão e um muffin para comer diariamente durante o estudo. Metade dos participantes recebeu pão e muffins contendo glúten e a outra metade recebeu versões sem glúten, especialmente formuladas para serem idênticas em sabor e textura às versões regulares. Os participantes não sabiam qual versão recebiam e foram simplesmente instruídos a registrar seus sintomas durante o estudo. No grupo do glúten, 68% das pessoas relataram piora dos sintomas, com mais inchaço, dor, cansaço e fezes soltas.

“Embora este estudo não identifique um mecanismo para a intolerância ao glúten não-celíaca, ele fornece a evidência mais convincente até agora para a existência dessa condição”, afirmou William F. Balistreri, MD, da Universidade de Cincinnati College of Medicine, que comentou a pesquisa em um artigo recente da Medscape.

Essas descobertas, juntas a outras pesquisas recentes, levaram um painel de especialistas em celíaca a concluir que existe um amplo espectro de “distúrbios relacionados ao glúten”, mesmo em pessoas sem doença celíaca. No entanto, ainda não se sabe quantas pessoas são afetadas pela sensibilidade ao glúten não-celíaca, ou mesmo como diagnosticá-la de forma confiável.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender as sensibilidades ao glúten não-celíacas, muitos pacientes com síndrome do intestino irritável, doença de Crohn ou outros distúrbios gastrointestinais podem se beneficiar evitando o glúten. Especialistas alertam contra a adoção de uma dieta sem glúten sem a orientação de um profissional de saúde.

“Certamente, realizar o teste para doença celíaca antes de iniciar um período de teste sem glúten ainda é o ideal”, explicou o Dr. Balistreri. Isso porque pessoas com doença celíaca têm um risco aumentado de câncer, são obrigadas a aderir a uma dieta estrita ao longo da vida e podem ter uma intolerância herdada, requerendo que os membros da família também sejam avaliados.

Um doutor em quiropraxia especializado em nutrição pode ser capaz de identificar se você tem sensibilidade ao glúten e apoiá-lo na tomada de decisões saudáveis em relação à nutrição.

Referências

• Balistreri W. Could this patient have ‘non-celiac gluten sensitivity’? Medscape Today. February 11,2013. Accessed March 14, 2013. http://www.medscape.com/viewarticle/778320?src=wnl_edit_specol&uac=178718CJ.

• Biesiekierski JR, Newnham ED, Irving PM, et al. Gluten causes gastrointestinal symptoms in subjects without celiac disease: a double-blind randomized placebo-controlled trial. Am J Gastroenterol. 2011; 106:508-514.

• Ludvigsson JF, et al. The Oslo definitions for coeliac disease and related terms. GUT 2012; 62 (1): 43-52.

 

Texto por Dr. Jeffrey D Berklich
CEO do Berklich Chiropractic Center

 

Conheça o Dr. Jeffrey D Berklich
DC MPH DABCO Board Certified Chiropractic Orthopedist

Dr. Berklich é um ortopedista quiroprata certificado pelo Conselho de Medicina Americano, com mestrado em Saúde Pública pela Tulane University, Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical em Ciências Ambientais, Saúde Ocupacional e Gestão de Segurança. É um especialista em tratamento da coluna vertebral com credenciamento em Engenharia Biomecânica da Coluna, Patologia do Trauma da Coluna e MRI Spine, Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, Escola de Medicina e Ciências Biomédicas Jacobs.

Praticando medicina há mais de 30 anos como quiropraxista ortopédico, Dr. Berklich vem tratando dores nas costas e pescoço, hérnias de disco e se especializando no diagnóstico e tratamento de lesões relacionadas a acidentes de automóveis.



Copyright © 2014 CIA Brasil. Todos os direitos reservados.
É permitida a compartilhação de matéria e fotos desde que citada a fonte: www.ciabrasilatlanta.com.
Produzido e gerenciado por: Editora Kiron