Dados recentes sugerem que expandir a cobertura de seguros para terapias alternativas, como a quiropraxia, poderia diminuir os custos gerais de saúde. Um novo estudo, publicado na edição de janeiro de 2013 da revista Health Affairs, fornece mais informações sobre os padrões de despesas e utilização da medicina alternativa e complementar (MAC). Como a quiropraxia é a principal fonte de utilização da MAC, o estudo destaca como a quiropraxia pode contribuir para a economia dos pacientes.
De acordo com esse estudo, o uso e os gastos com serviços de MAC entre 2002 e 2008, que antes estavam em ascensão, praticamente estagnaram. Isso sugere que qualquer tentativa de reduzir os gastos nacionais com saúde eliminando a cobertura para medicina complementar e alternativa teria, no máximo, um pequeno impacto. Segundo os autores, cortar a cobertura para serviços de MAC e quiropraxia poderia até ter o efeito contrário, uma vez que excluir serviços atualmente cobertos por seguros privados e públicos poderia “desencadear um aumento nos gastos”.
A análise do Medical Expenditure Panel Survey revelou uma tendência de aumento na utilização dos serviços de MAC, de 6% de 2002 a 2008. Em 2002, estimava-se que 15,2 milhões de adultos usavam esses serviços; esse número aumentou para 16,1 milhões em 2008. O número de pacientes de quiropraxia aumentou de 11,5 milhões em 2002 para 11,9 milhões em 2008, enquanto a acupuntura viu um aumento de 16% nas visitas de adultos.
Apesar do crescente número de pacientes, as visitas totais a quiropráticos e outros provedores de MAC diminuíram. Visitas à quiropraxia caíram 3%, de 98,6 milhões de visitas em 2002 para 96,1 milhões em 2008. As visitas à acupuntura diminuíram 16% no mesmo período, de 6,4 milhões para 5,4 milhões. De acordo com os autores do estudo, “a maior proporção de responsabilidade pelo pagamento dos serviços pode explicar a falta de crescimento”.
O estudo também investigou os custos associados à quiropraxia e outros serviços de MAC. Os gastos com quiropraxia aumentaram de US$ 6,2 bilhões em 2002 para US$ 6,9 bilhões em 2008. Enquanto isso, os gastos com acupuntura, massagem e outros tratamentos de MAC permaneceram estáveis.
Esses dados têm implicações importantes para a política nacional de saúde. Em sua tentativa de reduzir desperdícios, os formuladores de políticas de saúde frequentemente miram em serviços de medicina alternativa e complementar para exclusão. No entanto, essa tática resultaria, no máximo, em uma pequena economia de custos. Como a MAC parece ser relativamente barata em comparação com os tratamentos alopáticos, se os provedores médicos conseguissem colaborar com os provedores locais de MAC, oferecer serviços de medicina alternativa e complementar, poderia ajudar os formuladores de políticas de saúde a alcançar seus objetivos de economia de custos.
Os pesquisadores concluem que os formuladores de políticas de saúde devem considerar o possível efeito de compensação, no qual os pacientes substituem os serviços excluídos por outros serviços, que são cobertos por seu seguro de saúde, a um custo maior.
Esse estudo segue os passos de outro estudo recente sugerindo que pacientes de quiropraxia têm custos médicos anuais menores do que pacientes em cuidados tradicionais.
Referência:
Davis MA, et al. Gastos dos EUA com medicina complementar e alternativa entre 2002-2008 estagnaram, sugerindo papel no sistema de saúde reformado. Health Affairs 2013;32(1):45-52.
Texto por Dr. Jeffrey D Berklich
CEO do Berklich Chiropractic Center
Conheça o Dr. Jeffrey D Berklich DC MPH DABCO Board Certified Chiropractic Orthopedist
Dr. Berklich é um ortopedista quiroprata certificado pelo Conselho de Medicina Americano, com mestrado em Saúde Pública pela Tulane University, Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical em Ciências Ambientais, Saúde Ocupacional e Gestão de Segurança. É um especialista em tratamento da coluna vertebral com credenciamento em Engenharia Biomecânica da Coluna, Patologia do Trauma da Coluna e MRI Spine, Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, Escola de Medicina e Ciências Biomédicas Jacobs.
Praticando medicina há mais de 30 anos como quiropraxista ortopédico, Dr. Berklich vem tratando dores nas costas e pescoço, hérnias de disco e se especializando no diagnóstico e tratamento de lesões relacionadas a acidentes de automóveis.