A cirurgia de redução de mama (também conhecida como mamoplastia redutora) é um procedimento para remover o excesso de tecido mamário e pele para obter um tamanho de mama menor, aliviando assim o desconforto associado a seios excessivamente grandes. Essa operação também melhora a estética da mama, reposicionando o mamilo/aréola e levantando as mamas.
Muitas mulheres com mamas excessivamente grandes (macromastia) podem experimentar sofrimento físico e emocional devido ao peso das mamas ou à incapacidade de obter um ajuste adequado em suas roupas. Dor no pescoço, dor no ombro e dor na parte superior das costas são sintomas comuns, juntamente com reações adversas da pele ao excesso de calor/umidade sob os seios.
A seguir, veja algumas perguntas e respostas sobre cirurgia de redução de mama.
Minha dor nas costas melhora após a cirurgia de redução de mama?
Ter seios muito grandes coloca um peso excessivo nos músculos da parte superior das costas e na coluna. Também induz a má postura, o que aumenta a dor na parte superior das costas. A maioria das mulheres tem uma resolução imediata da dor no ombro, pescoço e parte superior das costas, bem como uma melhor postura após a cirurgia.
Atividades físicas, como ir à academia ou correr, também se tornam menos dolorosas e mais fáceis de realizar. Essa cirurgia tem um índice de satisfação muito alto entre as mulheres, tanto pelo alívio dos sintomas álgicos quanto pela melhora estética.
Sou muito jovem e não tenho filhos. A redução de mama afeta a lactação após o parto?
Esta é uma das perguntas mais comuns que as mulheres jovens fazem durante sua consulta inicial. Pode afetar a lactação após o parto sim, no entanto a maioria das mulheres ainda consegue amamentar adequadamente seus filhos após a mamoplastia redutora. Com base em dados de pesquisas atuais, certas técnicas melhoram as chances de lactação bem-sucedida após a cirurgia de redução de mama.
Dr. Abolmaali tem experiência nesse procedimento. Depois de discutir seus objetivos, ele ajudará você a tomar a decisão certa para a cirurgia.
Eu sou um candidato para uma redução de mama?
Os candidatos a esse procedimento incluem pessoas que:
• sentem que seus seios grandes interferem na atividade física;
• sofrem de dores no pescoço, ombros e/ou na parte superior das costas;
• apresentam irritação na pele e erupção cutânea sob os seios;
• têm dificuldade com o ajuste de suas roupas.
A cirurgia de redução de mama aborda a maioria dessas preocupações. Fumar ou usar produtos de nicotina aumentam significativamente a taxa de complicações após a cirurgia.
Meu plano de saúde cobre a cirurgia de redução de mama?
Se a redução de mama for medicamente necessária, a maioria dos planos de saúde cobre. Para obter autorização do seu seguro, a equipe do Dr. Abolmaali envia uma carta de necessidade médica junto com fotografias e cartas de apoio de seu médico, quiroprático ou ginecologista para a sua seguradora. Dependendo do seu plano de saúde, você é responsável por quaisquer pagamentos de entrada ou franquias.
Preciso fazer uma mamografia antes da cirurgia de redução de mama? Terei um risco aumentado de câncer de mama após isso?
Se você tem algum histórico familiar de câncer de mama ou tem mais de 35 anos de idade, pode precisar de uma mamografia ou ultrassom de linha de base antes e após a cirurgia de redução de mama. O objetivo da mamografia é ter uma imagem de linha de base para identificar quaisquer alterações teciduais no futuro.
A redução de mama não aumenta o risco de câncer de mama. Na verdade, pode realmente diminuir o risco, pois uma parte do tecido mamário é removida cirurgicamente. No entanto, devido à cicatrização após a cirurgia, algumas alterações na mamografia podem ser confundidas com câncer.
O que devo esperar para a recuperação após a cirurgia de redução de mama?
A cirurgia de redução de mama geralmente é um procedimento ambulatorial. Você passa algumas horas na sala de recuperação antes de receber alta para ir para casa. Antes da cirurgia, o consultório do Dr. Abolmaali lhe envia uma receita para medicamentos de alívio da dor e náusea, para que você a tenha disponível caso precise após a cirurgia.
Você terá um curativo/bandagem cirúrgica sobre as incisões e um sutiã especializado para apoiar a mama durante a recuperação. O sutiã de suporte também ajuda no inchaço e na dor após a cirurgia. Você pode retornar às atividades diárias leves após alguns dias. No entanto, recomendamos evitar exercícios pesados, curvar-se ou levantar objetos pesados por algumas semanas. Dependendo do seu tipo de cirurgia, você pode precisar usar um sutiã esportivo por cerca de quatro semanas após a cirurgia. Se você precisar drenar sua incisão, a enfermeira do Dr. Abolmaali irá ensiná-la a esvaziar e traçar a saída antes da cirurgia.
E ainda, pós a cirurgia, Dr. Abolmaali verá você semanalmente nas primeiras duas semanas, depois a cada duas a quatro semanas até três meses.
CONHEÇA O DR. KAMRAN ABOLMAALI
O médico cirurgião plástico Dr. Kamran Abolmaali, fundador da Clínica North Atlanta Plastic Surgery Group LLC, é altamente qualificado, com mais de doze anos de treinamento nos principais programas de cirurgia plástica de Nova York e Londres. Ele frequentou o estimado programa de residência do Grupo de Cirurgia Plástica de Long Island, em Long Island, New York e Manhattan, após concluir a residência em cirurgia-geral na Universidade Marshall. Atualmente, é certificado em cirurgia-geral pela American Board of Surgery. Ele também é certificado pelo prestigiado Royal College of Surgeons of England.
Dr. Kamran Abolmaali
Plastic & Reconstructive Surgeon
Fundador da North Atlanta Plastic Surgery Group LLC.
Board certified in General Surgery
Trained in esteemed programs
nationally and internationally.
www.napsg.com